Proposta Pedagógica

Princípios e fundamentos pedagógicos educacionais

A proposta pedagógica da CASULO é direcionada e fundamentada com excelentes grandes Teóricos da Educação como: Piaget, Vygotsky, Wallon e Freire. Para desenvolver uma base educativa para a criança, alicerçando suas concepções na educação, nos valores humanos, projetos, desenvolvimento, no processo da aprendizagem, despertando o desejo de conhecer mais sobre assuntos diversificados e instigantes.

PROPOSTA

Evidenciamos e instigamos a curiosidade natural das crianças, construindo possibilidades que favoreçam o seu processo de formação tanto na criatividade, como na autonomia, capazes de transformarem o meio em que fazem parte, tendo a afetividade como base de todo o desenvolvimento.

Um ambiente construído com respeito, amor, segurança e conforto, onde a educação acontece ludicamente, a criança aprende e se desenvolve de forma prazerosa. Assim, cada idade recebe uma atenção diferenciada, focando sempre no desenvolvimento individual psíquico e motor.

Nossa equipe de colaboradoras são muito mais que educadoras, são mediadoras que ensinam aprendendo e aprendem ensinando, respeitando os conhecimentos prévios que cada criança traz. Dessa forma, essas colaboradoras criam intervenções delicadas que despertam, estimulam e provocam a vontade de aprender, brincando e desenvolvendo as múltiplas inteligências de cada criança.

Vivências Sensoriais

Valorizamos a proposta das vivencias sensoriais com as crianças como parte importante no seu processo de aprendizado, possibilitando a estimulação da mesma na sua capacidade sensorial. Trazendo assim, uma adaptação e superação de dificuldades nas descobertas realizadas, enriquecendo todo o seu desenvolvimento psicomotor e expandindo sua percepção de mundo. Nessa perspectiva temos uma rotina de vivências sensórias, com a finalidade de desenvolver a motricidade, afetividade e o cognitivo das crianças.

Psicomotricidade

Na Casulo, trabalhamos a psicomotricidade e os sentidos sensoriais para que as crianças desenvolvam-se integralmente. Promovendo atividades de coordenação motora ampla e fina, a criança é levada a desenvolver a musculatura corporal e adquirir habilidades como ritmo, equilíbrio e lateralidade, além da atenção, percepção, concentração e memória, capacidades imprescindíveis para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

Musicalização

É um recurso com muitos benefícios para a criança, pois desenvolve a coordenação motora, a dicção, traz a compreensão de espaço e tempo, desenvolve a interação e o envolvimento com o mundo afetivo. As atividades são realizadas com ênfase na área pedagógica, alocando conhecimentos musicais no cotidiano da primeira infância, através da cultura popular infantil brasileira de modo prazeroso e natural para a criança.

Fisioterapia preventiva

As intervenções proporcionadas pela assessoria escolar em fisioterapia, consiste em orientar e ensinar as educadoras para um olhar diferenciado e individual sobre o desenvolvimento motor infantil. A fisioterapeuta avalia e determina objetivos motores específicos, levando em consideração a necessidade de cada criança, bem como, trabalha os subsídios motores de acordo com o desenvolvimento neuropsicomotor infantil de forma prazerosa, respeitando o tempo e a individualidade de cada um, sem perder o que temos de mais importante: a alegria de brincar.